Pequenos e médios negócios: 4 dicas para turbinar o seu atendimento

Em momentos de alta competitividade, como o atual, oferecer produtos e serviços de qualidade são fundamentais para atrair e manter clientes



Desde o último ano, empreendedores brasileiros, em especial os de pequeno e médio portes, têm feito um verdadeiro malabarismo para manter suas vendas e equilibrar seus negócios. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a confiança dos empreendedores está aumentando. Pelo terceiro mês consecutivo, os empresários têm se mostrado confiantes em relação à recuperação do segmento para os próximos meses.


O Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) subiu 2,4 pontos, em junho, atingindo o patamar de 95,9 pontos, o maior nível desde novembro de 2020 (98 pontos). Diante deste cenário, o atendimento ao cliente torna-se um ativo fundamental para ampliar ainda mais suas oportunidades e possibilidades de novos negócios.

Segundo outro levantamento, do portal Mercado & Consumo, também divulgado em junho, mais do que preço, qualidade e bom atendimento são fundamentais para o consumidor brasileiro, e apenas 11% estão totalmente satisfeitos com a qualidade do atendimento prestado.


Para te auxiliar nesta jornada, o Shopbanx reuniu quatro dicas para a sua equipe praticar agora mesmo:

  1. Interesse e empatia: coloque-se no lugar do cliente. Empatia é um dos fatores chave de um bom atendimento. Neste contexto, é importante que o time de vendas tenha atenção aos desejos e necessidades dos clientes. Estar atento aos anseios de seus potenciais consumidores é fundamental.

  2. Ambiente e exposição de produtos: apresente seus produtos e/ou serviços em um ambiente limpo e agradável. Decoração, iluminação e climatização podem auxiliar.

  3. Equipe de vendas qualificada: igualmente, é essencial que os atendentes estejam animados e com um sorriso no rosto, sempre dispostos a auxiliar seus potenciais clientes.

  4. Forma de pagamento: por fim, ofereça condições de pagamentos atrativas. Neste momento, você pode conquistar um consumidor fiel com promoções, descontos ou parcelamentos.