Como digitalizar seu negócio? 3 passos para aumentar presença online

Relatório aponta que e-commerce teve crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior, e deve aumentar ainda mais

Se antes era uma ferramenta a mais para os negócios, estar em ambiente digital se tornou uma necessidade desde o início da pandemia. Em todo o país, empreendedores de empresas de todos os tamanhos precisaram se adaptar às novas relações de consumo e a oferecer mais diversas opções aos seus consumidores.

De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior.

Nesse contexto, muitos comércios, em especial os de pequeno porte, precisaram se adaptar rapidamente. Para quem ainda não sabe como ampliar sua presença digital, seguem algumas dicas que podem ajudá-lo neste momento.


1. Invista no WhatsApp

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas. Com ele, fica mais fácil se comunicar com os clientes, exibir seus produtos e serviços e responder a perguntas enquanto seus clientes fazem compras. Você também pode criar um catálogo de produtos e serviços e usar ferramentas especiais para automatizar, organizar e responder a mensagens rapidamente. Saiba mais no site da plataforma.



2. Perfis nas redes sociais

Hoje, mais do que ter vários canais de atendimento e horários ampliados, é essencial ter também uma presença digital. Mas o que isso significa? Ter presença digital significa estar na internet, seja por meio de sites e blogs próprios ou via redes sociais como Facebook, Instagram ou TikTok. De acordo com o seu serviço ou produto, você vai ter mais chances de atingir consumidores, se estiver também na internet. Para te ajudar neste processo, vale consultar ferramentas e materiais de apoio. O Sebrae, por exemplo, disponibiliza uma série de conteúdos e cursos que podem te ajudar no processo. Confira: https://bit.ly/2S2mhCd



3. Contrate uma plataforma que gere link de pagamento

O link de pagamento é uma funcionalidade que possibilita receber pagamentos no cartão de crédito à vista ou parcelado, sem necessidade da maquininha. Para isso, a venda deve ser registrada no portal do cliente, onde é gerado um link. Com isso, o comerciante pode vender facilmente, de qualquer lugar. Esta forma de pagamento possibilita vendas virtuais, mesmo sem loja virtual, e também é ideal para momentos de restrição ou vendas fora dos horários comerciais. Este é um dos serviços oferecidos pelo Shopbanx, confira: https://bit.ly/3xkiY9p